PRETTY LITTLE LIARS | Resenha 1° Temporada

Como outros posts daqui do blog me entregam, eu tenho uma queda (enorme) por obras cinematográficas adolescentes e que, apesar de muitos f...



Como outros posts daqui do blog me entregam, eu tenho uma queda (enorme) por obras cinematográficas adolescentes e que, apesar de muitos filmes e séries atuais do gênero serem bem ruins no geral e com muitos furos, algumas coisas realmente se salvam e ficam na média do aceitável, beirando o "bom".

Para quem curte o gênero e assiste muitas coisas com público alvo sendo adolescente, passa a ter um pequeno discernimento do que é realmente muito ruim e tosco, já que inúmeros filmes subestimam a inteligência de seu público, fazendo coisas realmente mal feitas, visando lucro, porque infelizmente a adolescência de hoje consome muita coisa mal feita (não culpo a adolescência e nem me culpo, porque já consumi muita coisa ridícula e acredito que isso seja um reflexo de um acesso a cultura muito pobre) e o que é um entretenimento adolescente razoável, dado os padrões de hoje.

A primeira temporada de Pretty Little Liars, apesar de muitos apesares, entrou para a minha lista de coisas adolescentes que eu assisti e que é "ok" para a média (média!).


Segui a lista do meu wishlife 2016 e foi bem estranho sair de uma série também pautada em suspense e mistério feitos com maestria (aqui), em um contexto cheio de representatividade e diversidade, para cair em Pretty Little Liars que, justamente por ser uma série direcionada ao público adolescente e que deveria assumir a responsabilidade da abrangência em sua obra, ter tão pouca diversidade e que, por mais que tentem dar uma pitada de personagens oprimidos, seja pela sexualidade de Emily ou distúrbios alimentares de Hanna, ainda sim voltam para o abismo do padrão e eu, atualmente, dou preferências para as séries muito mais abrangentes no quesito diversidade, recusando qualquer tipo de migalha, como citei no meu último post.


Enredo

A história e a sucessão dos fatos me intrigaram nos primeiros episódios e foi o que realmente me manteve firme para finalizar a temporada (além da vontade de dar check do wishlife), porque alguns personagens e a história deles (Aria e Ezra) me irritam bastante ~próximo tópico~.

A trama gira ao redor de cinco amigas, onde uma delas foi dada como desaparecida e o grupo, antes inseparável, se desestrutura e sofre cada uma no seu mundo com o sumiço da amada (ou nem tanto) amiga. Mas, no aniversário de um ano do desaparecimento de Alison, as amigas passam a receber mensagens assinadas por A, com segredos que só Alison sabia e, além disso, confirma-se também a morte da amiga. Quem é A? Alison morreu mesmo? Até onde vão os jogos de A com as meninas?

A história, em si, é bem atrativa, porque os mistério são muitos, mas o grande problema de séries com muitas temporadas é, geralmente, a encheção de linguiça, fazendo os personagens aparentarem ter a inteligência de uma ameba para que o segredo estenda-se até onde vai o lucro. Além, claro, dos muitos furos que a obra corre o risco de ter caso todas as histórias iniciadas não sejam corretamente finalizadas.
Justamente por esses motivos, séries adolescentes com tramas e mistérios bem elaborados e convidativos do tipo, por mais que no papel seja tudo muito interessante, nunca me anima tanto, porque as chances de acabar de forma bem mal feita são muitas, justamente por prometer um enredo misterioso que ao não ser bem acabado beira o ridículo.

Histórias | Personagens


A Hanna e a Spencer são, de longe, os personagens mais bem aprofundados da série, de forma que a história pessoal de cada um e as respectivas famílias fazem a série ficar muito interessante quando não está focada no mistério central.
Podemos citar a mãe da Hanna e sua quase falência e, de bônus, um roubo. Mas, como sempre, tudo muito com aquela cara de novela teen, onde tudo se ajeita e a pessoa que foi assaltada até sofre um infarto e morre para que a mãe saia impune de seu ato (blé!).
No caso de Spencer, podemos comentar sobre seus envolvimentos secretos com os namorado da irmã e a irmã, propriamente dita, e seu envolvimento com Ian. 
São as histórias que geralmente a produção usa para tirar um pouco o foco do principal e jogar nos casos coadjuvantes que, ao menos, tentam ser bem elaborados e interessantes.


A minha opinião sobre o clichê Aria e Prof° Ezra é a de sempre. Totalmente tosco e desnecessário e, problematizando um pouquinho, sério que vamos exibir relacionamento entre aluna e professor? Quão problemático isso é? Uma menina com recém feitos 16 anos e um professor? Bom, fica o questionamento, porque eu realmente não compactuo do consentimento de um relacionamento entre uma menina em formação, tanto do caráter e personalidade, como de suas opiniões, com um homem muito bem vivido (quase divorciado, inclusive, porque ele poderia ter entrado em um casamento com uma mulher apropriada para a idade dele).


Gosto muito da evolução da sexualidade da Emily, apesar de rápida e pouco aprofundada, mas natural, dentro da série.
Acho interessante em como ela ainda era reservada e tímida em seu relacionamento com a Maya (que, a propósito, foi pouco comentado na série e acabou sem mais nem menos) e, de repente, se torna uma menina decidida e que não quer ser o segredo da vida de ninguém.


Considerações finais

A série é razoavelmente boa e, com certeza, é mais do que eu esperava. Não é aquela série maravilhosa que recomendamos para todos, porque realmente não tem um "quê" especial nem de longe. Mas, é interessante e é uma série que eu passaria o tempo, porque a curiosidade te mantém ali, intrigado e nesse quesito, não tenho o que reclamar: ou você joga no google para descobrir logo quais as respostas e não precisar ver TODA a série, ou continua. 
Eu opto por continuar, porque sou curiosa.


Ficha Técnica e Detalhes
Nota: ★★
Acompanharei a 2° temporada
Filmow: Clique :-)
Gênero: Drama, suspense 
País: EUA 
Ano: 2010

Você Também Pode Gostar

0 comentários

Fique à vontade para criticar, elogiar ou dar dicas.
No caso de querer falar diretamente comigo, pode me enviar um e-mail. Clique aqui para ir em meus contatos. Responderei assim que puder!
Um beijo! ♥